Bolo-Rei
Um dos doces que não pode faltar na mesa de Natal e no Dia de Reis, em Portugal, é o Bolo-Rei.
A sua história remonta ao tempo dos festejos romanos da Saturnália, onde como tradição se elegia o Rei da Festa e assim, numa torta redonda era colocada uma fava e quem a achasse era aclamado o rei da festa.
Mais tarde a Igreja Católica aproveitou esta celebração de Dezembro e relacionou-a com a Nascimento de Jesus.
O Bolo-Rei, no seu formato actual, surgiu em França na corte de Luís XIV, onde eram incluídos uma fava seca e um brinde de porcelana. Quem ficasse com a fava seria considerado o Rei da Festa e poderia usar uma coroa de circunstância, mas tinha também que pagar o bolo.
Em Portugal, o Bolo-Rei foi introduzido no século XIX e vendido pela primeira vez na pastelaria “Confeitaria Nacional”. No entanto, no início do século XX com a proclamação da República, o seu nome quase foi banido por ter a palavra rei, e assim apareceram outras denominações para o mesmo.
Se já foi nosso cliente durante a Época Festiva, certamente já provou o nosso Bolo-Rei, já que este se encontra disponível no buffet do nosso pequeno-almoço e, podemos dizê-lo devido a inúmeros testemunhos que é, provavelmente, um dos melhores do mundo.