Clean & Safe
O selo Estabelecimento “Clean & Safe” criado pelo Turismo de Portugal visa reconhecer os Empreendimentos Turísticos que cumpram com os requisitos definidos pela Direção-Geral de Saúde para o controle da Pandemia provocada pela Covid-19.
Iremos fornecer a seguinte formação a todos os nossos colaboradores
Todos os Colaboradores receberam informação e/ou formação específica sobre:
⇒ Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19.
⇒ Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os procedimentos:
Higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70º de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas.
Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.
Conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas
⇒ Como cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar.
⇒ Como cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa nos estabelecimentos.
Forneceremos as seguintes informações a todos os nossos clientes
⇒ Garantir que os clientes tenham conhecimento e acesso ao presente Protocolo Interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19. (Deverá ser identificada a forma de acesso à informação)
⇒ Disponibilizar a informação de como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19.
Temos o seguinte equipamento
⇒ Equipamento Proteção Individual em número suficiente para todos os colaboradores
⇒ Equipamento de proteção Individual disponível para clientes (para definição do stock deverá ter-se em atenção a capacidade máxima do estabelecimento).
⇒ Dispensadores ou recargas de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool.
⇒ Contentor de resíduos com abertura não manual e saco plástico.
⇒ Equipamento ou recargas para lavagem de mãos com sabão líquido e toalhetes de papel.
⇒ Sabão líquido para lavagem de mãos e toalhetes de papel, em todas as instalações sanitárias
⇒ Local para isolar pessoas que possam ser detetadas como casos suspeitos ou casos confirmados de COVID-19, que deve ter preferencialmente ventilação natural, ou sistema de ventilação mecânica, e possuir revestimentos lisos e laváveis, casa de banho, stock de materiais de limpeza, máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis, termómetro, contentor de resíduos autónomo, sacos de resíduos, sacos de recolha de roupa usada, Kit com água e alguns alimentos não perecíveis.
O Estabelecimento assegura
⇒ Lavagem e desinfeção, de acordo com o presente protocolo interno, das superfícies onde colaboradores e clientes circulam, garantindo o controlo e a prevenção de infeções e resistências aos antimicrobianos.
⇒ Limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários).
⇒ Ser dada preferência à limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco e do uso de aspirador de pó.
⇒ Renovação de ar das salas e espaços fechados é feita regularmente.
⇒ Desinfeção da piscina ou outros equipamentos existentes em SPA’s/áreas wellness (sempre que existam).
⇒ Desinfeção do jacuzzi (sempre que exista) é feita regularmente com o despejo de toda a água seguido de lavagem e desinfeção; posteriormente é cheia com água limpa e desinfetada com cloro na quantidade adequada.
⇒ Nas zonas de restauração e bebidas, o reforço da higienização dos utensílios, equipamentos e superfícies e evitada ao máximo a manipulação direta dos alimentos por clientes e colaboradores.
O nosso protocolo de limpeza e saneamento assegura
⇒ A definição de cuidados específicos para troca da roupa de cama e limpeza nos quartos, privilegiando dois tempos de intervenção espaçados e com proteção adequada conforme Protocolo interno.
⇒ A remoção da roupa de cama e atoalhados feita sem a agitar ou sacudir, enrolando-a no sentido de fora para dentro, sem encostar ao corpo e transportando-a diretamente para a máquina de lavar.
⇒ A lavagem em separado à máquina e a temperaturas elevadas da roupa de cama/atoalhados (cerca de 60ºC).
Providenciamos os seguintes serviços
⇒ Ter ao serviço um colaborador responsável por acionar os procedimentos em caso de suspeita de infeção (acompanhar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o serviço nacional de saúde).
⇒ A descontaminação da área de isolamento sempre que haja casos positivos de infeção e reforço da limpeza e desinfeção sempre que haja doentes suspeitos de infeção, principalmente nas superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas pelo mesmo, conforme indicações da Direção-Geral da Saúde.
⇒O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção em saco de plástico que, após fechado (ex. com abraçadeira) deve ser segregado e enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico
⇒ Auto monitorização diária para avaliação da febre, existência de tosse ou dificuldade em respirar.