Museu Nacional dos Coches
O Museu Nacional dos Coches é um dos mais importantes museus portugueses.
A 23 de Maio de 1905, o "Museu Real dos Coches" abriu em Lisboa por iniciativa da rainha D. Amélia de Orleans e Bragança, princesa da França, casada com o rei Carlos I de Portugal.
O primeiro museu de coches do mundo abre então no Picadeiro Real, especificamente adaptado para receber uma colecção única de coches, berlindas e carruagens esplendidamente decoradas, pertencentes aos séculos XVII, XVIII e XIX.
A colecção é maioritariamente composta por peças da Casa Real Portuguesa a que foram adicionados veículos da Igreja e de colecções particulares. O Museu Nacional dos Coches apresenta um excelente conjunto de peças que permitem ao visitante entender a evolução técnica e artística dos meios de transporte de tração animal usados pelas cortes europeias até à chegada do automóvel.
A 23 de Maio de 2015, a colecção mudou-se para um novo edifício do arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, mais um motivo para visitar esta extraordinária colecção.
Neste novo edifício encontram-se em exibição 70 carros, sendo o mais antigo datado do século XVI e o mais recente, um Mala-Posta, do século XIX.
Além desta colecção, o Museu também possui um conjunto de peças que foram usadas em desfiles de gala e outros relacionados com a arte de cavalaria e jogos equestres, bem como uma colecção de retratos da Família Real Portuguesa.